Maior cinema do Brasil em atividade

       Cine 9 de abril

        O maior cinema brasileiro em atividade está localizado na cidade de Volta Redonda (RJ). Trata-se do Cine 9 de abril, um verdadeiro palácio cinematográfico, algo cada vez mais difícil de se encontrar.

        Este cinema, cuja construção foi iniciativa do Clube dos Funcionários da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), foi inaugurado em 27 de fevereiro de 1959 e, desde então, sempre manteve-se em atividade.

        Na década de 80, assim como muitos outros cinemas de rua no país, entrou em crise e teve seu fechamento cogitado. No entanto, em 1985, foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), sendo inclusive o primeiro imóvel a ser tombado na cidade.

       O Cine 9 de abril, que recebeu este nome em homenagem à data de fundação da CSN, foi projetado por Ricardo Tommassi e Glauco do Couto Oliveira, e apresenta como característica marcante a arquitetura moderna típica na década de 1950, possuindo 1.505 poltronas distribuídas ao longo de seus dois andares. Chegou a ser considerado, pela imprensa do Rio de Janeiro, como um dos cinco melhores cinemas do Brasil.

        Hoje, infelizmente, os tempos são outros. Não existe mais o glamour de antigamente e o cinema sobrevive a duras penas. Além da exibição de filmes, também são realizados outros eventos como peças teatrais e espetáculos musicais. Se dependesse apenas da renda do cinema, provavelmente já teria fechado as portas.

        É necessário que haja uma maior valorização deste patrimônio, tanto por parte das pessoas, quanto pelo governo, a começar pela própria prefeitura da cidade. Não basta apenas tombar. É preciso fazer muito mais do que isso.